Comitê de Ética em Pesquisa – CEP

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é um órgão colegiado interdisciplinar e independente, com “munus público”, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criado para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos (Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos – Res.466/2012).

O CEP é responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos. Sua missão é salvaguardar os direitos e a dignidade dos sujeitos da pesquisa. Além disso, o CEP contribui para a qualidade das pesquisas e para a discussão do papel da pesquisa no desenvolvimento institucional e no desenvolvimento social da comunidade.

O CEP da Universidade foi criado e registrado junto à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), em 2000, sendo vinculado operacionalmente à Reitoria da Universidade. Atualmente o Comitê é formado por docentes de diversas áreas de atuação, além de uma representante dos usuários.

Relação de membros do CEP:

Calendário de Reuniões:

1º Semestre de 2024 (PDF)

Arquivos para Download:

Novidade:

Download de Pareceres

Comitê de Ética em Pesquisa:

• Endereço: Av: Expedicionário de Oswaldo de Almeida Ramos, 280 – Bloco 6 – Térreo – Centro – Vassouras – RJ
  • CEP: 27700-000
  • Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira; de 08h às 12h e de 13h 30min as 18h
  • Tel: (24) 2471-8379
  • E-mail: [email protected]
  • Secretária: Sandra Feijó.

A Chamada 001-2024 de Submissão de Projetos de Pesquisa está aberta até 31/03!