Apresentação

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação é o setor da Universidade responsável por implantar, acompanhar as políticas institucionais de investigação científica, tecnológica e inovação.

O Programa Institucional de Pesquisa da Universidade possui mecanismos de incentivo e viabilização para o desenvolvimento de pesquisas em sua comunidade acadêmica, a partir de duas tônicas combinadas. A primeira, na qualificação do seu corpo docente em relação aos avanços científicos, tecnológicos e de inovação; no intercâmbio de conhecimento científico nacional e internacional e no incentivo ao desenvolvimento de Projetos de Pesquisa. A Universidade de Vassouras tem como público-alvo os estudantes de graduação e pós-graduação, para que complementem sua formação acadêmica e profissional com atividades de investigação científica, tecnológica e de inovação; mobilidade acadêmica e científica, mediante convênios com Universidades; programas institucionais de bolsas PIBIC, PIBITI, além de participar dos programas de bolsas PIBIC e PIBITI oferecidas por órgãos de fomento e do Projeto Jovens Talentos para a Ciência – FAPERJ.

A Universidade de Vassouras tem Grupos de Pesquisa cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq). Desses grupos, os professores e estudantes participam das grandes áreas do conhecimento, como Ciências da Saúde; Engenharias; Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Sociais e Aplicadas; Linguística, Letras e Artes; Ciências Humanas e Ciências Agrárias.

Os resultados destas atividades de investigação têm propiciado o aumento na produção científica dos professores pesquisadores e de seus orientados, inclusive acréscimo significativo de artigos publicados em livros e revistas científicas nacionais e internacionais e nas revistas eletrônicas da Universidade de Vassouras; aumento do número de projetos de pesquisas contemplados com fomento externo, o que viabiliza a criação, ampliação, e reestruturação dos laboratórios de pesquisa nas mais diversas áreas do conhecimento e em sintonia com as linhas de pesquisa da instituição. Como inúmeros trabalhos têm dimensão educacional e social, tem ocorrido a articulação do ensino, pesquisa e extensão, com preocupação na responsabilidade social, o que se inclui a comunidade à nossa volta.

plugins premium WordPress

Atenção

A Chamada 001-2024 de Submissão de Projetos de Pesquisa está aberta até 31/03!