O curso de Medicina da Universidade de Vassouras é nota 4 no MEC (escala de 1 a 5).
Embasado pelo que há de mais atual no Ensino Médico, o Curso de Medicina da Universidade de Vassouras propõe-se a graduar médicos generalistas com visão humanista, crítica e reflexiva do processo saúde-doença. Profissionais capazes de atender às principais demandas da população por meio de ações de promoção da saúde, de prevenção às doenças e pela realização de uma prática médica humanizada e tecnicamente atualizada.
Para tanto, o curso adota um currículo integrado, que ao viabilizar o ensino em distintos cenários, fomenta a construção de conhecimento científico e o desenvolvimento de habilidades essenciais à prática profissional do futuro médico. Esta diversidade de cenários possibilita aos estudantes conhecerem e vivenciarem as situações cotidianas do processo de trabalho das equipes multiprofissionais, contribuindo desta forma para a valorização do compartilhamento de saberes.
Assim, os principais diferenciais do curso são a inserção à prática médica e às atividades na comunidade desde o primeiro período, a ampla integração curricular, a diversidade de cenários de prática e a total integração com a Rede Regional de Atenção à Saúde – em todos os seus níveis de complexidade – oportunizando ao estudante praticar medicina tanto nas Unidades Estratégia Saúde da Família, como nos centros de saúde e no Hospital Universitário de Vassouras (HUV), de propriedade da mantenedora da Universidade e referência regional para cerca de 500.000 habitantes em alta e média complexidade.
Portanto, a inserção dos estudantes em atividades práticas na comunidade, no hospital universitário, no ambulatório escola, no moderno laboratório de Habilidades e Simulação e nas unidades de saúde, desde o primeiro período do curso, oportuniza-lhes a construção de visão ampliada de saúde ao lidarem com problemasreais, contribuindo assim, para o desenvolvimento de sua autonomia e pró-atividade, atributos essenciais ao médico que a Universidade de Vassouras se propõe a graduar.
No Projeto Pedagógico destaca-se a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão, não só por meio da produção e divulgação de novos conhecimentos científicos, mas também por ações comunitárias que ratificam o compromisso do curso com a melhoria dos indicadores sociais e de saúde da região, impactando na qualidade de vida da população.
Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho para os que se dedicam à medicina é diversificado, com possibilidade de atuação tanto no serviço público como no privado. Unidades Básicas de Saúde, clínicas, hospitais, unidades de pronto atendimento, centros de pesquisa e clínicas privadas são alguns dos locais nos quais o médico pode exercer sua prática profissional.