Casa de Memórias Severino Sombra

AVISO: A CMSS estará fechada à visitação para reparos técnicos. Reabriremos em breve!

Construído na década de 70 do século passado, pelo arquiteto João Francisco Sombra de Albuquerque, para ser a residência do general Severino Sombra de Albuquerque, o imóvel apresenta características arquitetônicas modernas e um terreno privilegiado, que abrange uma área de 5.646,00 m2, cercado por árvores frutíferas e ornamentais e, por uma pedreira com água de mina.

Em 1978, com aprovação da família, o general doou à Fusve (Fundação Educacional Severino Sombra) terreno, imóvel e pertences para serem transformado em Museu.

Em 08 de março de 2001, a Fusve inaugurou o Museu Severino Sombra, responsável pela guarda e conservação dos bens doados pelo general. Desde então, o local preserva a memória da Instituição e de seu fundador, general Severino Sombra de Albuquerque.

Em junho de 2012 o museu passou a ser denominado Casa de Memórias Severino Sombra, com o compromisso de zelar não só pelo acervo deixado pelo nosso fundador, mas também pela história que vem sendo construída pela Fundação Educacional Severino Sombra.

Nas dependências da CMSS são realizados cursos de artesanato social. Eventualmente são abertas inscrições para início de turmas para diferentes modalidades, com o intuito não só de qualificar mulheres para uma renda extra, mas também para fins filantrópicos.

Acervo

Conta com rico acervo bibliotecário, que reúne 2.663 livros e 700 periódicos, com títulos e assuntos que abrangem diversas áreas do conhecimento humano.

Possui mobília, obras de arte e objetos decorativos originais do século XIX.

Disponibiliza subsídios para pesquisas desenvolvidas por estudantes de diferentes segmentos.

Abre espaço para a realização de eventos culturais e recepção a grupos escolares.

Horários de visitação – 9h às 12h e 13h às 17h
Obs.: as visitações aos sábados deverão ser agendadas por telefone.

Endereço: Rua Eugênio Mexias, 163, Madruga, Vassouras/RJ.

Vida e obra do general Severino Sombra:

Patrono e idealizador da Fundação Educacional Severino Sombra (Fusve), mantenedora da Universidade, Hospital Universitário, Centro Integrado de Saúde – CIS e do Colégio de Aplicação. Ao longo dos anos, a Instituição revelou-se como um importante patrimônio para toda a sociedade. O primeiro curso implantado foi o de Medicina, tornando-se modelo em ensino médico brasileiro, seguido de outros cursos nas áreas das ciências exatas, biológicas, humanas e sociais.

General Severino Sombra faleceu no ano 2000 deixando um valioso legado cujo espírito nacionalista fez dele um mito. O militar e sociólogo nos apresenta um itinerário biográfico repleto de polêmicas, lutas e idealizações nos movimentos políticos, nas Forças Armadas e no meio acadêmico rumo à revolução educacional, científica e tecnológica do país.

“…construir uma personalidade é obra máxima na vida de um homem. Definir, caracterizar, configurar uma personalidade, deixar uma marca. Há animais que passam e mesmo esmagados não deixam marcas no chão, nem sangue têm e há homens que apesar de terem sangue são quase como esses animais, passam e não deixam marcas, tanto faz eles terem vivido como não terem vivido, será a mesma coisa. ” (General Severino Sombra).