Univassouras participa do Seminário Construindo o Futuro: Biodiesel e Desenvolvimento Sustentável nos Municípios, em Brasília

01/04/2024
Ministério dos Transportes, em Brasília.

O seminário “Construindo o Futuro – Biodiesel e Desenvolvimento Sustentável nos Municípios” aconteceu dia 27 de março, na sede do Ministério dos Transportes, em Brasília, promovido pela Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio). A Univassouras esteve representada pela profa. Dra. Cristiane Siqueira no encontro que proporcionou um debate sobre o impacto do biodiesel no desenvolvimento industrial em cidades do interior do país.

O evento teve a presença do Vice-Presidente da República, Geraldo Alckimin, que pediu agilidade na aprovação do projeto de lei (PL) do Combustível do Futuro, destacando investimentos ao Brasil. Além da participação de parlamentares, ministros, lideranças de entidades representativas e Indústrias do setor. Entre os presentes: Alexandre Silveira (Ministro de Minas e Energia), Carlos Fávaro (Ministro da Agricultura e Pecuária), Deputado Federal Alceu Moreira (Presidente da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel), Donizete Tokarski – Diretor Superintendente da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio).

Durante o Seminário, a Profa. Cristiane teve um momento de fala em que parabenizou a organização do evento e mencionou o projeto “Biovassouras” que é desenvolvido entre a Universidade e o Município de Vassouras, destacando a importância da produção do biodiesel a partir do óleo residual para o interior do Estado do RJ. “Foi um encontro importante para ouvir a experiência dos prefeitos de outros municípios com suas iniciativas para o desenvolvimento econômico e social das suas cidades. Nós como Universidade, queremos avançar este projeto junto aos municípios envolvendo a descarbonização com a redução de CO2 no setor de transportes, a partir do biodiesel”, enfatizou.

O reitor da Univassouras prof. Marco Antonio Soares de Souza declarou que “Esse projeto, desenvolvido nos laboratórios do Curso de Engenharia Química da Universidade de Vassouras em parceria com o Mestrado Profissional em Ciências Ambientais, é um excelente exemplo do compromisso da universidade com o ensino, pesquisa e extensão. A ideia de ampliar o escopo do projeto para envolver outros municípios e parceiros privados mostra um grande potencial para disseminar esse conhecimento e impactar um número ainda maior de pessoas. É muito inspirador ver essa iniciativa buscando alcançar o máximo possível de impacto socioambiental! ”

“A participação neste encontro é o reconhecimento nacional de um trabalho consistente que vem sendo feito há alguns anos em nossa Universidade. Além da excelência acadêmica necessária para o projeto, a articulação com autoridades e com a iniciativa privada locais tem sido fundamental para o sucesso que temos obtido na produção do biodiesel. Estamos coletando um resíduo poluente e transformando em energia, com benefícios econômicos e ambientais. Bom para nossa instituição em todos os aspectos”, declarou o Assessor de Relações Institucionais, prof. Hamilton Moss de Souza.

Donizete Tokarski – Diretor Superintendente da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio). Autor do Livro “O Poder Transformador Dos Biocombustíveis”.

Na área da Esplanada dos Ministérios – Brasília (DF) foi realizada uma exposição de caminhões e geradores que usam apenas biodiesel.