Em Janeiro de 1993 nasceu a idéia do Instituto de Anatomia, e, imediatamente recebeu o apoio do Diretor Geral das FISS e Presidente da Fusve – Professor Severino Sombra de Albuquerque.
Foi criado primeiramente o Núcleo de Anatomia, o qual, em homenagem ao primeiro professor de Anatomia da Faculdade de Medicina – o ilustre Fróes da Fonseca, foi denominado Núcleo de Anatomia Fróes da Fonseca – NAFF.
Neste mesmo ano, começaram as obras de reformas, adaptações, ampliações e melhorias do Instituto.
Com o credenciamento da Universidade, o NAFF teve seu nome alterado para “Instituto de Anatomia”. Nesta ocasião a homenagem ao ilustre Fróes da Fonseca foi transferida para o Setor de maior relevância do Instituto, seu Museu, passado a se chamar então de “Museu Profº Fróes da Fonseca” Com a implantação da Universidade Severino Sombra, foram intensificadas as obras, para adaptá-lo as modernas especificações.
Nos últimos anos, ocorreram várias mudanças na universidade, entre elas o crescimento de seus cursos na área Biomédica, todos com Anatomia em suas Grades Curriculares, trazendo grande dinamismo para o Instituto.
A mudança na estrutura física do antigo Anatômico para Instituto de Anatomia da Universidade de Vassouras permite atender ao ensino da Anatomia Humana a todos os cursos da área de Saúde, recebendo semanalmente, cerca de oitocentos alunos.
No segundo semestre de 1999, recebeu a visita de professores e um arquiteto da Universidade Federal de Juiz de Fora, para captação de idéias e reformas de suas instalações, e foi elogiado pela I Comissão de Avaliação Institucional, do MEC, em sua visita ao Curso de Medicina, neste mesmo ano.