Graduação

Enfermagem

Objetivo geral:

  • Formar enfermeiros generalistas com visão crítica e humanística, técnica, política e ético-legal, capazes de conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença prevalentes no perfil epidemiológico nacional com ênfase na sua região de atuação, ao longo do ciclo vital, atuando de forma qualificada e comprometida no Sistema Único de Saúde e em todos os níveis de complexidade da rede de serviços de saúde.

 

Objetivos Específicos:

  • Promover uma formação profissional orientada para diferentes inserções do enfermeiro no mercado de trabalho, atendendo às demandas locais e regionais, com ênfase nos aspectos globais da realidade brasileira e reconhecendo os perfis epidemiológicos das populações, com senso de responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania e da dignidade humana;
  • Formar enfermeiros com competência técnica, científica e intelectual pautada nos princípios ético-legais e da bioética, que possam atuar na equipe de saúde com autonomia profissional no seu contexto social de forma inovadora, transformadora e sólida de acordo com as necessidades locais e regionais;
  • Firmar-se progressivamente nos campos do ensino, da extensão e da pesquisa, considerando as competências adquiridas no processo formativo, evidenciando o compromisso social do enfermeiro, articulado com as políticas de saúde, assegurando a integralidade da atenção, a qualidade e humanização do atendimento;
  • Propiciar a integração teoria-prática por meio do desenvolvimento das transformações do atual modelo assistencial de saúde;
  • Qualificar os estudantes para o exercício das competências de reconhecer, intervir, assistir, cuidar, gerenciar, ensinar e pesquisar nos diferentes níveis de complexidade, com a responsabilidade de coordenar e dar direcionalidade técnica e social ao processo coletivo de trabalho de enfermagem;
  • Promover espaços para a construção de conhecimentos de enfermagem, favorecendo os processos de inovação considerando a transversalidade e integralidade do conhecimento, numa perspectiva crítica-reflexiva, criativa e transformadora da prática profissional, atendendo às necessidades locais e regionais.

O mercado de trabalho para enfermeiros é amplo e diversificado, oferecendo oportunidades em diferentes áreas da saúde e permitindo que os profissionais escolham caminhos que estejam alinhados com seus interesses e aspirações de carreira. A demanda por profissionais de enfermagem é constante, refletindo a importância crucial de seus papéis na assistência à saúde.

Em atualização.

Profª Me Manoela Alves

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Severino Sombra/USS. Especialização em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva pela Universidade Severino Sombra/USS. Especialização em Enfermagem Psiquiátrica e de Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. Curso de Mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery EEAN/UFRJ. Atualmente é Coordenadora Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Univassouras – Campus Universitário de Saquarema. Gerente de Saúde da Escola na Coordenação de Ensino da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Maricá. Filiada a Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME). ORCID: 0000-0003-4239-9577 – http://lattes.cnpq.br/8367815760387180

E-mail institucional: [email protected]

Contato telefônico com WhatsApp número institucional): 22 991014830

1. Alessandra Branco Vallegas
http://lattes.cnpq.br/9054443323431481

2. Bruno Nogueira de Barros
http://lattes.cnpq.br/8539669689550775

3. Carina Corrêa Bonates Campos
http://lattes.cnpq.br/7627300056319829

4. Cássia de Castro Batista
http://lattes.cnpq.br/8154230044230972

5. Emily Amorin Magalhães
http://lattes.cnpq.br/3570817028096145

6. Luciano Barbosa da Silva
https://lattes.cnpq.br/1582761724426175

7. Marilei de Melo Tavares e Souza
http://lattes.cnpq.br/8659593879053520

8. Nestor Gomes Mora Cortés

http://lattes.cnpq.br/3105408168657602

9. Patrícia de Oliveira Paiva Quintanilha

http://lattes.cnpq.br/7694129936566946

10. Rafaela Souza da Silva Cardoso
https://lattes.cnpq.br/0262629203033455

11. Rafaela dos Santos Pereira Gomes
http://lattes.cnpq.br/7844047990970857

12. Rose Brandão Honório
http://lattes.cnpq.br/2928204576015289

13. Silvia Cristina de Carvalho Cardoso
http://lattes.cnpq.br/7253799319417454

14. Luis Eduardo Braga

http://lattes.cnpq.br/8104122109868457

15. Sabrina dos Santos Rosa
http://lattes.cnpq.br/5346652998370159

16. Daniel Carvalho Hainfellner
http://lattes.cnpq.br/7380655284590604

17. Cássio Silva Lacerda
http://lattes.cnpq.br/9817313887212738

18. Juliana Dantas Rodrigues Santos
http://lattes.cnpq.br/3476800034841835

19. Adriana Teixeira Reis
http://lattes.cnpq.br/1214511185533941

Em atendimento ao Art. 7º das DCNs de 2001, o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) do Curso de Enfermagem da Univassouras – Campus Universitário de Saquarema são unidades temáticas desenvolvidas no 9º e 10º períodos, nas áreas de Atenção Básica em Saúde, Secundária e Terciária, supervisionada pelo professor/orientador e preceptores/supervisores da rede conveniada, com carga horária total de 840 horas – 20% da carga horária do Curso, distribuídas em 420 horas em áreas de baixa complexidade (atenção primária em saúde) e 420 horas em média e alta complexidade (área hospitalar).

O estágio supervisionado compõe obrigatoriamente o currículo do Curso de Enfermagem e objetiva a integração do ensino teórico com a prática diária do enfermeiro, visando à aquisição de experiências, nas diversas áreas de atuação desse profissional, estimulando-o em três pilares de atuação, assistência, ensino e pesquisa científica. Tendo como objetivo, proporcionar ao acadêmico de Enfermagem aplicação da teoria na prática no processo assistencial, requeridos para o exercício das competências e habilidades específicas definidas no Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem da Univassouras – Campus Universitário de Saquarema, formando profissionais competentes técnica, ética e política para atuar na realidade da saúde local e regional, em todos os níveis de atenção.

Formulários

Atenção!

Para que os formulários sejam salvos com os devidos dados, se faz necessária a utilização de um software para a leitura e edição de arquivos do tipo PDF. Recomendamos a utilização do Foxit Reader.

Documentos necessários para realização do Estágio:

Doc. 01 – Termo de compromisso de Estágio TCE Ed RT 000-24 05-08-2024

Doc.02 Termo Aditivo ao Compromisso de Estágio Ed RT 000-24

Doc. 03 – Ficha Ident Estagiário RT 000-24

Doc. 04 – Ficha de Frequência Est Superv RT 000-24

Doc. 05 – Ficha Aval Est Superv RT 000-24

 

 

 

Compartilhe
plugins premium WordPress