O Sistema Integrado de Bibliotecas da FUSVE (SIB-FUSVE) é constituído pela Biblioteca Central (coordenadora do Sistema), pela Biblioteca Setorial da Casa de Memórias Severino Sombra e pelas Bibliotecas: Biblioteca da Faculdade de Miguel Pereira (FAMIPE), Biblioteca Campus Universitário de Maricá e Biblioteca Campus Universitário de Saquarema. A Biblioteca do Campus Universitário de Saquarema está localizada no Campos 1 na Rua Estudante Evaldo Silva Gomes, s/n – Bacaxá – Saquarema – RJ. Ela é um órgão suplementar, subordinado administrativamente à Coordenação do Campus. Tem por finalidade: reunir, organizar, divulgar e manter atualizado todo o acervo bibliográfico nas diversas áreas do conhecimento. Como parte integrante dos Processos de Ensino, Pesquisa e Extensão dá o suporte informacional às atividades. Destina-se ao corpo docente, discente e administrativo, a comunidade externa e também os usuários de todo o país.

A Biblioteca do Campus Universitário de Saquarema encontra-se totalmente informatizada, ou seja, o gerenciamento da Biblioteca e os serviços de referência e de processamento técnico se dão pelo Sistema PERGAMUM* (Sistema Integrado de Bibliotecas PUC-PR) que possibilita maior facilidade e rapidez nos serviços de referência e promove o acesso remoto na IES e fora dela.

Aquisição é realizada a partir de indicações das bibliografias básica e complementar pelos docentes e coordenadores dos Cursos de graduação, de acordo com as necessidades de cada disciplina;

A cotação é feita com vários fornecedores e o fechamento do pedido de fornecimento de livros são feitos pela Gerência de Suprimentos, após a autorização da Direção da Faculdade e da chefia da Coordenação de Recursos Financeiros;

No recebimento dos materiais verifica-se a conformidade dos pedidos e seu estado físico para aceitação e incorporação ao acervo, por meio do tratamento técnico.

A Biblioteca se encontra totalmente informatizada, ou seja, o gerenciamento da biblioteca e os serviços de referência* e de processamento técnico** se dão pelo Sistema PERGAMUM (Sistema Integrado de Bibliotecas PUC-PR) que possibilita maior facilidade e rapidez nos serviços de referência e promove o acesso remoto e na IES.

* Serviços de referência: consulta, empréstimo, renovação, reserva e disseminação seletiva da informação.

** Serviços de processamento técnico: catalogação,  etc. descritos no item: Política de Formação e Atualização do Acervo.

A inscrição é feita na Área de Atendimento ao Cliente a quem possui vínculo com a Universidade de Vassouras.

Poderá ser feita durante o período letivo (alunos) e a qualquer momento (professores e funcionários).

Para concluir o processo de inscrição, o aluno apresenta-se nas Bibliotecas para informar o endereço, e-mail e cadastrar a senha que é de seu uso e responsabilidade exclusiva, e não podem, em nenhuma hipótese, serem cedidos a terceiros.

O cadastramento de senha é indispensável para a renovação on line do empréstimo de materiais. Os dados pessoais dos usuários são confidenciais.

Usuários

Documentos necessários

Alunos (graduação)

Comprovante de Matrícula

Professores e funcionários

Crachá funcional

Alunos dos cursos de curta duração

Documento de identificação

Comunidade externa

Documento de identificação

A Biblioteca do Campus Universitário de Maricá apresenta um nível satisfatório de funcionalidade no atendimento aos clientes, disponibilizando os seguintes serviços:

 

1) Empréstimos: domiciliar, local, especial e empréstimo entre Bibliotecas do SIB – Universidade de Vassouras.

2) Consulta, renovação e reserva.

3) Acesso à internet, ao WIFI e às bases de dados: A Biblioteca disponibiliza microcomputadores para conexão as bases de dados como a Minha Biblioteca, Portal de Periódicos da CAPES, COMUT, BIREME e também as Bases de Dados gratuitas: BVS (BIREME), Domínio Público, Scielo, Biblioteca Virtual de Enfermagem etc.

Para o acesso à internet com utilização da rede WIFI da Universidade de Vassouras, o usuário deverá cadastrar senha junto ao Setor de TI.

Embora os computadores sejam de acesso livre, o usuário deverá seguir as normas de uso referentes a esse serviço, como:

– Não alterar as configurações dos computadores e/ou programas, bem como instalar qualquer tipo de software;

– Não é permitido consultar sites de conteúdo impróprio, etc.

A Minha Biblioteca é uma plataforma prática e inovadora para acesso a livros técnicos, científicos e profissionais, com acesso via internet.

Portal de Periódicos da CAPES o acesso é livre e gratuito para os usuários da Universidade de Vassouras. O acesso é realizado de qualquer terminal ligado à internet, localizado no conjunto universitário e na Biblioteca Setorial do HUV pelo endereço: www.periodicos.capes.gov.br

O Portal de Periódicos da CAPES oferece acesso aos textos completos de artigos de revistas nacionais e internacionais com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento.

Programa COMUT (Programa de Comutação Bibliográfica) visa facilitar a obtenção de cópias de artigos de periódicos técnico-científicos.

4) Serviços de alerta: emissão de e-mail aos usuários cadastrados na Biblioteca, divulgando os materiais incorporados ao acervo; e-mail informando sobre a data de vencimento do material retirado por empréstimo, e, e-mail informando a chegada do material reservado.

5) Levantamento bibliográfico: é uma pesquisa em bases de dados que recupera bibliografias sobre o assunto desejado, de acordo com as Normas da ABNT.

6) Confecção das fichas catalográficas dos TCCs (Trabalhos de Conclusão de Cursos), Dissertações e Teses dos alunos e professores da Universidade de Vassouras e Comunidade, segundo as Normas da AACR2. A solicitação é feita pelo site: https://univassouras.edu.br/instituicao/biblioteca/ficha-catalografica/

7) Capacitação dos alunos: no início de cada semestre, os alunos matriculados no 1º período dos cursos da Universidade de Vassouras realizam uma visita guiada à Biblioteca Central para conhecerem os serviços oferecidos pelo Sistema Pergamum e às bases de dados, tais como: Portal CAPES, Minha Biblioteca.

8) Visitas guiadas: As visitas guiadas são agendadas pela comunidade externa (Colégios, etc.) para conhecerem os serviços oferecidos pela Biblioteca.

9) Ação Cultural (Eventos: Exposições, Palestras, etc.).

O usuário poderá fazer reserva de material emprestado, que ficará à disposição por 24 h após a devolução. Decorrido este prazo, o Sistema Pergamum exclui o usuário daquela reserva e o material reservado passa para o próximo usuário. As reservas obedecerão à ordem cronológica dos pedidos pelos terminais de autoatendimento. A renovação será feita por igual período ao empréstimo, desde que não haja solicitação de reserva. Os materiais bibliográficos podem ser renovados até 40 vezes pela web. Após este limite, o usuário deverá devolver o material na respectiva Biblioteca para novo empréstimo. O material emprestado deverá ser renovado até a data marcada para a devolução pelos terminais de autoatendimento e pelo site:

https://fusve.pergamum.com.br/

Saiba como acessar

Haverá cobrança de multa nos seguintes casos:

-Descumprimento de prazos estabelecidos para a devolução dos materiais. A multa é diária; incide sobre os dias úteis e para cada material que estiver em atraso. Para um novo empréstimo, somente após o pagamento da multa;

– Em caso de perda ou extravio dos materiais bibliográficos a Biblioteca indicará a edição mais recente ou título equivalente nos casos de obras esgotadas; o usuário pagará ainda, a multa até a reposição dos materiais;

– No empréstimo local se o material for retirado das dependências da Biblioteca;

– Nos casos excepcionais o usuário será abonado da multa.

Cabe aos Setores de Atendimento aos alunos, professores e funcionários (Secretarias, Tesouraria, etc.) solicitar à Biblioteca Central o “Nada consta”, necessário nos seguintes casos:

Alunos: renovação e trancamento de matrícula, transferência.

Professores e funcionários: rescisão de contrato.

A biblioteca digital tem o objetivo de armazenar e disponibilizar eletronicamente os Trabalhos de Conclusão de Cursos produzidos pelos alunos dos cursos de graduação da Universidade de Vassouras, possibilitando ao usuário o acesso on-line a estes trabalhos. São inseridos na biblioteca digital somente os TCCs com a autorização de seus autores, pelo formulário: Termo de Autorização para Publicação Eletrônica na Biblioteca Digital da Universidade de Vassouras.

O recebimento de doação de materiais bibliográficos pelo SIB – Universidade de Vassouras somente com a autorização da Coordenação, conforme Portaria Conjunta n.03 de 22 de outubro de 2013.

SAF-FUSVE – Reitoria – Universidade de Vassouras.

-Não é permitido entrar com alimentos e bebidas;

-Nas dependências da Biblioteca não é permitido fumar:

(Lei Estadual nº. 5.517 de 17 de Agosto de 2009. Proíbe o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou de qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, na forma que especifica, e cria ambientes de uso coletivo livres de tabaco).

-Buscar manter o silêncio, nas devidas proporções, a fim de propiciar um ambiente adequado ao estudo e leitura;

-A Coordenação da Biblioteca se reserva ao direito de advertir àqueles que desrespeitam os funcionários e as normas vigentes.

-Guardar com segurança a senha do Sistema Pergamum, pois é sua assinatura para autorização do empréstimo;

-Manter atualizado seu cadastro pessoal no Sistema de Bibliotecas;

-Acompanhar seu histórico de empréstimos, renovações e reservas, observando os prazos estabelecidos para devolução;

-Comparecer à Biblioteca quando solicitado;

-Zelar pela integridade dos materiais bibliográficos, com vistas à sua preservação e preservar o patrimônio local.

Os materiais esquecidos  serão guardados no atendimento da Biblioteca por um período. Caso o responsável não apareça, o objeto será entregue a secretaria.

É proibida a reprodução de livros por inteiro. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. De acordo com a Lei de Direitos Autorais 9.609 e 9.610/98, de 19 de Fevereiro de 1998.

Para os casos omissos, entre em contato com a Coordenação da Biblioteca.

As medidas protetivas foram adotadas em virtude na Pandemia do Novo Coronavírus:

  • 1) Os colaboradores que atendem ao público e eventualmente vierem a manusear livros cedidos ara leitura, ou devolução de empréstimos (realizados antes do isolamento), deverão utilizar máscara*, protetor face shield individual e luvas);
  • 2) Sempre que possível priorizar a Biblioteca Virtual;
  • 3) Caso haja a necessidade de ir ao salão de leitura, jamais ir sem máscara*;
  • 4) Ocorrendo a necessidade de solicitação de obra para leitura no salão, respeitar a distância sinalizada no balcão de atendimento; Somente uma pessoa poderá sentar em cada mesa;
  • 5) Volumes que tenham sido devolvidos após empréstimo externo não poderão ser novamente disponibilizados antes de 14 dias;
  • 6) Higienizar as mãos com álcool em gel, antes, durante e após a leitura;
  • 7) Evitar tocar olhos, nariz e boca sem higienização adequada das mãos;
  • 8) Não retirar a máscara* durante a leitura;
  • 9) Empréstimos externos estão temporariamente suspensos;
  • 10) Usuários e colaboradores que venham a apresentar sintomas de infecção pelo Coronavírus devem comunicar sua situação à Universidade, o mais rápido possível;
  • 11) O salão, meses e cadeiras, deverão passar por desinfecção com solução de hipoclorito de sódio ou outros agentes desinfetantes, várias vezes ao dia, a depender do fluxo de usuários;
  • 12) Todas as portas e janelas da biblioteca deverão permanecer abertas durante seus turnos de funcionamento.

*As máscaras podem ser descartáveis ou confeccionadas em algodão, tricoline, TNT ou outros, desde que cubram totalmente o nariz e a boca e estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

Segunda a Sexta-feira: das 13h às 22:00 h (Ininterrupto), atendendo aos docentes, discentes, funcionários e usuários de todo País. É realizado também atendimento na modalidade à distância – via e-mail pelo canal [email protected].

Biblioteca

Período Letivo

De 2.ª a 6.ª feira

Sábados

8:00h às 21:00h

8:00h às 12:00h

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