Graduação

Educação Física

Objetivo Geral

O Curso de Graduação em Educação Física (Bacharelado) da Universidade de Vassouras / Campus Universitário de Maricá tem como objetivo principal formar profissionais de educação física, com formação generalista e crítica, capacitados a articular conteúdos de natureza técnica, social, ética e política, de modo a responder às demandas contemporâneas da sociedade, visando a segurança na prescrição de exercícios, e preservando e recuperando a saúde individual e coletiva, com repercussão na melhoria da qualidade de vida por meio da atividade física.

 

Objetivos Específicos

● Compreender as etapas do processo de desenvolvimento humano em suas múltiplas dimensões e características

● Desenvolver postura ética na atuação profissional e consequente responsabilidade 42 social;

● Preparar o estudante para atuar em um cenário dinâmico e versátil;

● Formar um profissional apto para trabalhar na prevenção e no controle de doenças crônicas, acompanhamento de grupos de risco, promoção da saúde, reeducação motora e preparo para aumento do rendimento físico e esportivo.

● Desenvolver competências que capacitem o futuro profissional para gerir empreendimentos relacionados a atividades físicas

● Formar profissionais criativos, que saibam trabalhar com o novo de forma inter e multidisciplinar.

O Bacharel em Educação Física deve dominar o estudo e a aplicação do movimento humano, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta/arte marcial, da dança, nas perspectivas da prevenção de problemas de agravo da saúde, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e da reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.

Compete ao Bacharel em Educação Física coordenar, planejar, programar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos, programas, planos e projetos, bem como prestar serviços de auditoria, consultoria e assessoria, realizar treinamentos especializados, participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares e elaborar informes técnicos, científicos e pedagógicos, todos nas áreas da saúde, das atividades físicas, do desporto e do lazer.

Um dos diferenciais do curso de Graduação em Educação Física da Universidade de Vassouras é a forma como está distribuído o Estágio Curricular Obrigatório que vincula os saberes e conteúdos do bimestre com os locais e objetivos do estágio. Desta forma, o graduando terá a possibilidade de construir sua formação pautada no conhecimento técnico-científico abordado nas salas de aula somado ao conhecimento instrumental e atitudinal próprios dos ambientes de intervenção prática.

Para tal, contamos com uma larga experiência na formação de profissionais da saúde como médicos e enfermeiros, através de um trabalho de alta qualidade desenvolvido nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF). Além de configurar-se como um serviço de excelência prestado à população de Vassouras, tem enorme importância para a formação dos profissionais para a atenção primária à saúde. Nesse contexto, a inserção do Bacharel em Educação Física vem agregar ainda mais valor, tanto na permanente extensão dos serviços prestados pela Universidade de Vassouras, como na formação de Bacharéis em Educação Física capacitados para o trabalho junto ao Sistema Único de Saúde.

Professor Carlos Eduardo das Neves, Bacharel em Nutrição pela Universidade Veiga de Almeida (2007), cursou Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1998). possui Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal Fluminense (2014). É Especialista em Bases Nutricionais da Atividade Física pela Universidade Gama Filho (2014) e Especialista em Fisiologia do Exercício e Avaliação Morfofuncional pela Universidade Gama Filho(2000). Coordenou o Curso de Especialização Consultoria e Gestão em Serviços de Alimentação, Universidade Veiga de Almeida (2018-2019). Exerceu o cargo de Professor do Curso de Educação Física nas Faculdades Integradas Bezerra de Menezes (2013-2014) e, nas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2010-2016). Como docente em Nutrição atuou no Centro Universitário Celso Lisboa (2007-2012). Coordenador e Docente do Curso de Graduação em Nutrição- Universidade Veiga de Almeida (2008-2021). Ministra aulas em Cursos de Especialização na área de Nutrição e Educação Física. Atua na área de Educação Física e Nutrição. Atualmente é docente da Universidade de Vassouras ( Campus Maricá – Vassouras – Saquarema). Coordenador do Curso de Educação Física – Campus Saquarema (2023- atual)

[email protected]

Tel: 022992111804

NOME

TITULAÇÃO/QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

CURRÍCULO LATTES

CARLOS EDUARDO DAS NEVES

MESTRE

http://lattes.cnpq.br/0090169332972515

PAULO TARSO BEZERRA ALMEIDA

DOUTOR

http://lattes.cnpq.br/2454273031265477

CRISTIANO DE OLIVEIRA SILVA

ESPECIALISTA

CARLOS EDUARDO RAFAEL ANDRADE FERRARI

DOUTOR

http://lattes.cnpq.br/8827636304074345

RICARDO DE MATTOS FERNANDES

MESTRE

http://lattes.cnpq.br/2369262205283495

JOÃO COUTINHO BARROSO JÚNIOR

MESTRE

http://lattes.cnpq.br/2727120090149749

JOÃO RAFAEL VALENTIM SILVA

MESTRE

http://lattes.cnpq.br/5360741595021004

ANDRE DE SOUZA SILVA

ESPECIALISTA

Compartilhe
plugins premium WordPress