Graduação - Campus Maricá

Pedagogia

Em atualização.

Coordenação

Prof. Me. Marcia Sena Barbosa Monsores Ribeiro

Mestre em Ciências Ambientais, Especialista em Psicopedagogia, Gestão Escolar e suas Tecnologias e em
História e Cultura Indígena e Afro-Brasileira. Graduação em Pedagogia. Atua como Coordenadora do Curso
de Pedagogia no campus Maricá e Coordenadora do NEABI – Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas
nas mantidas da FUSVE. Membro das seguintes comissões institucionais da Univassouras: Colegiado de
Extensão Universitária, Comitê de Ética Institucional; Comissão de Acessibilidade e do Grupo de Trabalho em
Educação Inclusiva. Possui experiência na área de gestão de educação no ensino superior, com ênfase em
Planejamento e Gestão Educacional, entre eles Secretaria das Coordenações de Ensino, Secretaria Acadêmica
de Graduação e Processo Seletivo. Coordenou o processo de implantação do curso de Pedagogia na FAMIPE –
Faculdade de Miguel Pereira/RJ. Atuou como Assessora Pedagógica da Procuradoria Institucional da
Fundação Educacional Severino Sombra (FUSVE) obtendo conhecimento e prática no âmbito da avaliação e
da regulação do ensino superior.

FALE COM O COORDENADOR:

E-mail: [email protected]
Telefone: (21) 3731-2977

CENTRAL DE ESTÁGIOS, CARREIRAS E OPORTUNIDADES
Da Universidade para o Mundo do Trabalho

O Estágio Curricular Supervisionado visa à formação do professor pesquisador e do
professor-reflexivo sobre a prática pedagógica e sobre os saberes que definem a identidade do
profissional que atua na educação básica e nos espaços não formais de ensino, o que possibilita ao
futuro licenciado identificar e exercer competências exigidas na prática profissional, com ênfase nas
diretrizes curriculares de formação para Licenciatura em Pedagogia, bem como na Lei das Diretrizes
e Bases da Educação Nacional (LDB).
O estágio supervisionado visa favorecer a formação do professor-pesquisador-reflexivo sobre
sua prática pedagógica, sobre os saberes que definem a identidade do profissional de atuação.
Propicia ao futuro licenciado possibilidades de identificar e exercer competências exigidas na prática
profissional, com ênfase na docência na educação infantil (creche e pré-escola) e ensino fundamental
(anos iniciais), educação de jovens e adultos (anos iniciais), ensino médio na modalidade curso
normal, na educação especial, educação profissional e, espaço não escolar e gestão. A
observação/prática proporcionará também aos estagiários vivências/experiências da educação
inclusiva.

Carga horária: 405 horas de atividades e em seu regulamento normatizado pela Central de Carreiras,
Oportunidades e Estágios.

Prof. Supervisor: Rejane Lúcia Amarante de Macedo

CONTATOS:
Horário de Funcionamento do Setor:
Segunda a sexta-feira – 8h às 12h / 13h:10 min às 18h
E-mail: [email protected]

FORMULÁRIOS
Para que os formulários sejam salvos com os devidos dados, se faz necessária a utilização de um software para
a leitura e edição de arquivos do tipo PDF. Recomendamos a utilização do Foxit Reader

Documentos necessários para realização do Estágio:

Obs.: Clique na barra do estágio para visualizar os respectivos formulários.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

As atividades complementares buscam complementar o currículo básico do aluno composto
pelas disciplinas obrigatórias do curso, contribuindo para uma formação interdisciplinar, prática,
especializada e socialmente contextualizada. Desse modo, deverão guardar alguma correspondência
com o domínio na área da educação e afins.

São consideradas complementares as atividades de monitoria, de iniciação científica, de
pesquisa e extensão, participação em cursos, atividades culturais, seminários, simpósios e
congressos, conferências e palestras de relevante interesse que contribuam para a formação do
egresso da Universidade.
Conforme regulamento, a carga-horária mínima a ser integralizada é de 210h (duzentas e dez
horas) de realização de atividades até o final do curso.
O objetivo das atividades consiste em constituir requisito essencial à conclusão do Curso,
visando ao atendimento das seguintes finalidades:

a) Fortalecer a articulação entre teoria e prática por meio de atividades, individuais e coletivas, de
ensino e extensão, permitindo a transversalidade educacional no cumprimento do currículo;

b) Incentivar o desenvolvimento autônomo do aluno na busca do saber dentro e fora da sala de
aula;

c) Permitir a flexibilização do currículo do curso, de forma a possibilitar a descoberta de aptidões
particulares e o aprofundamento de conteúdos temáticos de interesse do graduando;

d) Estimular a reflexão crítica e a prática de estudos independentes, almejando a uma progressiva
autonomia profissional e intelectual do aluno;

e) Incentivar o engajamento do aluno em atividades e experiências dentro e fora do ambiente
acadêmico;

f) Favorecer o relacionamento e a convivência entre os diversos grupos sociais inseridos no
contexto da IES.

Além do enriquecimento interdisciplinar voltado ao aperfeiçoamento do futuro profissional,
a participação do aluno na realização dessas atividades constitui o marco inicial de uma formação
profissional

Adriana Pinheiro Serqueira http://lattes.cnpq.br/8472280022200599
Ana Cristina Nunes El Achkar http://lattes.cnpq.br/2345890200413038
Ana Luiza Dias Bastos de Lima http://lattes.cnpq.br/0101168994600441
Bruno Brandão Augusto http://lattes.cnpq.br/5520825115165741
Denila Silveira Oliveira de Barros http://lattes.cnpq.br/3414624099280268
Gabriela Clotilde dos Santos Monteiro http://lattes.cnpq.br/2951979847187764
Gianni Isidoro Nascimento Santiago http://lattes.cnpq.br/5600945205256076
Luis Filipe Bantim de Assumpção http://lattes.cnpq.br/4967886613677525
Marcia Sena B Monsores Ribeiro http://lattes.cnpq.br/6016436054772823
Paulo Cesar dos Reis http://lattes.cnpq.br/1889597037675999
Reinaldo da Silva Guimarães http://lattes.cnpq.br/0847213852963062
Rejane Lúcia Amarante de Macedo http://lattes.cnpq.br/4173577020037130
Rodrigo de Moura Santos http://lattes.cnpq.br/1805068688911951
Sandra Godinho Maggessi Pereira http://lattes.cnpq.br/3824977085395235
William de Almeida Marques http://lattes.cnpq.br/135578339112050

O Laboratório de Práticas Pedagógicas do curso de Pedagogia da Univassouras constitui-se em um espaço voltado para o fazer, o refazer e o repensar a prática pedagógica. Sua função primordial é ser um ambiente de ensino, pesquisa e extensão na realização de projetos, construção de material didático e de propostas inovadoras.

As aulas práticas no laboratório são fundamentais para desenvolver e estimular o raciocínio dos alunos durante as aulas. Por isso, as instalações são modernas e bem equipadas, para garantir o melhor aprendizado possível. Além de fortalecer os conhecimentos, é desenvolvida a autonomia pedagógica e o protagonismo do nosso aluno perante o seu aprendizado.

A Brinquedoteca é utilizada como Laboratório em algumas disciplinas do curso, como Fundamentos, Metodologias e Práticas da Educação Infantil e Ensino Fundamental, com o objetivo de pensar propostas e refletir sobre o que fundamenta estas propostas (reflexão teórico-prática) dentro de temas como: relação entre o cuidar e o educar.

Durante as brincadeiras, os alunos do curso de Pedagogia observam as crianças da Escola Básica que utilizam também esse espaço e ajudam a desenvolver a autonomia, identidade e criatividade. Além disso, os brinquedos, jogos e atividades de uma brinquedoteca – permitem que as crianças desenvolvam seus sentidos, motricidade, memória, sociabilidade e outros valores ou bens relacionais.

Nesse sentido, podemos ressaltar a   Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que afirma que o brincar se torna fundamental, tanto para o aprendizado, como para o desenvolvimento da criança como um todo. Na brincadeira, a criança aprende de forma prazerosa, através da socialização com outras crianças e adultos e na participação de diversas experiências lúdicas.

Venha você também para o curso de Pedagogia da Universidade de Vassouras – a segunda melhor Universidade Privada do Rio de Janeiro.

Autorização de Curso: Portaria MEC/SERES nº. 1243, de 11/11/2021, DOU 12/11/2021.

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