Calouros de Medicina são recepcionados pelo Programa de Acolhimento ao Ingressante

13/08/2024

Alunos da turma 112 de Medicina, ingressantes do 1º período no segundo semestre de 2024, participaram do encontro promovido pela coordenação do curso, realizado no dia 12 de agosto. O Programa de Acolhimento ao Ingressante – PAI foi criado com o objetivo de recepcionar os calouros e orientá-los na trajetória acadêmica em busca do crescimento profissional e pessoal.

O Superintendente de Medicina, Prof.  João Carlos de Souza Cortes Junior, deu as boas-vindas aos novos estudantes no auditório Severino Sombra, onde apresentou por meio de vídeos a infraestrutura e atividades práticas realizadas desde o início do curso e falou da expansão da Fusve, mantenedora da Univassouras. Cortes afirmou que com a inauguração do novo Hospital Universitário de Vassouras – HUV, prevista para 2025, os alunos contarão com um cenário de prática e aprendizado ainda mais amplo, além do novo centro de simulação, com 1500 metros quadrados de área construída em que haverá consultórios, laboratório de técnica cirúrgica, unidade materno infantil, sala de metodologias ativas, entre outros espaços para aprendizado simulado.

Em seguida a coordenadora do curso de Medicina, profa. Paula Pitta, também fez a acolhida, falou das fragilidades que são comuns aos ingressantes e ressaltou o apoio que eles terão durante todo o curso.

Para a caloura Maria Júlia de Castro Batista, de Cachoeira Paulista – SP, o encontro foi esclarecedor. E acrescentou: “Transmitem segurança para a gente que está inseguro e ansioso. Então, estou mais tranquila para começar as aulas, me sentindo acolhida e gostei muito de conhecer melhor a universidade”.

Os calouros tiveram a oportunidade de conhecer os laboratórios da Univassouras, passando por alguns deles e participando de atividades práticas. Também receberam informações quanto à paramentação apropriada e cuidados a serem cumpridos durante as aulas.

Ao final do dia os alunos visitaram os estandes das ligas acadêmicas de Medicina, formada por alunos do curso. Momento também de interação entre calouros e veteranos.