Univassouras recebeu delegação de Cascais e da Universidade Nova de Lisboa para discutir parcerias e firmar acordo de cooperação.

Univassouras

Uma delegação de Cascais, município português localizado no distrito de Lisboa, e da Universidade Nova de Lisboa, foi recebida quinta-feira, dia 21, na presidência da Fundação Educacional Severino Sombra. Liderada pelo presidente da Câmara Municipal, Carlos Carreira, a delegação esteve na cidade para discutir parcerias com a Fusve e o município de Vassouras. Em Portugal, onde não há a figura do prefeito, cabe à Câmara a gestão do município.

“Há uma proximidade grande entre os municípios. Quer Cascais, quer Vassouras, apostam no ensino e no turismo. Então podemos discutir parcerias, trocar conhecimentos. Tantos os municípios como nossas universidades”, afirmou Carlos Carreira. Recebida pelo reitor da Univassouras, Marco Antônio Soares de Souza; o assessor de Relações Institucionais da Fusve, Hamilton Moss; e o Superintendente de Saúde da Fusve, Marcelo Paiva, a delegação portuguesa contou ainda com o vice-presidente da Câmara Nuno Piteira Lopes e representantes da Nova Universidade de Lisboa. Diretora da Escola de Medicina da Nova Universidade de Lisboa, que fica em Cascais, a professora Helena Canhão afirmou que vê com bons olhos uma parceria com a Medicina de Vassouras. “Avalio como importante o intercâmbio com a Medicina de Vassouras no processo de internacionalização das duas universidades”, disse Helena.

Diretores do Funcex (Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior) participaram do encontro. O município de Vassouras foi representado pela vice-prefeita Rosi Silva e pelo presidente da Câmara Municipal José Maria Capute. A delegação portuguesa esteve, além do campus da Univassouras, no Centro de Convenções General Sombra e nas obras do novo HUV. Na ocasião foi firmado acordo de cooperação entre a Univassouras e a Universidade de Nova Lisboa. Todos foram unânimes em reconhecer o sucesso da visita e apontar como muito promissora a parceria entre estas duas instituições.