Reunião do APL do Vale do Café teve a participação da Univassouras

08/03/2024
Conservatória - RJ

Uma nova reunião do Arranjo Produtivo Local – APL do Vale do Café aconteceu no dia 7 de março, no Hotel Fazenda Vilarejo, em Conservatória – RJ. O evento marcou a unificação dos APLs que é formada por empresários e produtores para debater as rotas do turismo nos segmentos do café, da cachaça e do queijo artesanal.

O APL é um importante movimento para o turismo, agricultura e desenvolvimento da região e vem se fortalecendo com a união dos envolvidos a favor do crescimento do Vale do Café. Após o sucesso do APL do Café, foi criado o da cachaça e recentemente o queijo artesanal, que entra como um terceiro produto. Assim sendo, hoje temos o APL do Vale do Café: café, cachaça e queijo artesanal, que conta com apoio da Pesagro, Sebrae, Emater e Secretarias de Agricultura, Desenvolvimento e Turismo para impulsionar a economia.

Além de empresários e produtores, estiveram presentes autoridades do estado do Rio de Janeiro, entre eles; o Secretário de Turismo Gustavo Tutuca, Secretário de Agricultura Dr. Flávio Campos, Subsecretário de Agricultura Felipe Brasil, Assessor Especial de Turismo Wanderson Farias, Diretor do Sebrae Julio Cesar Rezende, Presidente da Pesagro Paulo Renato, e demais autoridades.

A Univassouras apoia a iniciativa e durante o evento apresentou as bebidas mistas e sabonetes feitos com borra de café, produzidos por alunos de Engenharia Química. A coordenadora do curso de Engenharia Química e do Mestrado em Ciências Ambientais Cristiane Siqueira, palestrou apresentando as iniciativas da Univassouras em relação ao Arranjo, afirmando que o próximo passo será a produção de queijo. Além dos cursos citados, a universidade participa do APL com representações dos cursos de Nutrição e Gestão de Agronegócio.

O Assessor de Relações Institucionais da Univassouras Hamilton Moss também marcou presença na reunião, representando o presidente da Fusve Gustavo Amaral, e afirmou: “A Univassouras estava lá, de fato e de direito, com seus produtos inovadores, que não só ajudam a reafirmar a identidade do Vale, mas também provar que os estudantes e professores desta semi-secular instituição são parte fundamental da força criativa do Vale”.

Notícia relacionada:

cachaca-e-lancamento-do-apl-do-queijo/