Palestra de coordenador da Capes abriu V Simpósio em Ciências Ambientais da Univassouras

06/06/2024
Auditório da Universidade de Vassouras

Uma palestra do Prof. Dr. Carlos Alberto Cioce Sampaio (Coordenador de Área das Ciências Ambientais da CAPES) abriu na segunda-feira, dia 3, no auditório Severino Sombra, o V Simpósio em Ciências Ambientais da Univassouras. O tema do simpósio desse ano foi Resiliência Climática e Segurança Hídrica. Segundo o reitor, o simpósio, organizado pelo Mestrado Profissional em Ciências Ambientais, reafirma o compromisso da Univassouras com as pautas sociais e ambientais. “Um evento como esse reafirma o nosso compromisso com as questões que envolvem a melhoria da qualidade de vida. O nosso compromisso com pautas como o combate ao racismo, o combate a todos os tipos de preconceito e com as questões relacionadas ao Ambiente”.

A mesa de abertura do simpósio contou com a participação do Reitor Marcos Antônio Soares de Souza, Carlos Eduardo Cardoso (Pró-reitor de Pesquisa e Pós graduação), Hamilton Moss (Assessor de relações institucionais e internacionais – representando a Presidência da FUSVE), Cristiane Siqueira (Coordenadora do Mestrado Profissional em Ciências Ambientais), Nicole Fraguas – representando a Vice Prefeita Rosi Silva e a Secretaria Municipal do Ambiente, Agricultura e desenvolvimento Rural, e Cintia Stefani representando a Secretaria Municipal de Educação, além de representantes da OAB Vassouras, da Coordenadoria Regional de Defesa Civil 5 – Sul I, além da direção do Colégio Estadual Ministro Raul Fernandes e da Escola Índio Amigo.

O evento acontece na Semana Nacional do Meio Ambiente. Marco Antônio Soares Souza lembrou a emergência do debate sobre as mudanças climáticas. “Estamos vivendo um momento dramático”, afirmou, comentando que a tragédia que assola o Rio Grande do Sul é “um desastre ambiental em razão do que estamos fazendo com o planeta”.

Durante toda a palestra, Sampaio defendeu que a construção do conhecimento deve impactar a sociedade. Nesse sentido, elogiou a Univassouras e os projetos que atuam diretamente nas comunidades mais pobres agindo efetivamente na vida das pessoas. “A ciência tem de ter essa dimensão social, tem de impactar a sociedade”.

Ao final da palestra, a Coordenadora Adjunta de Programas Profissionais da CAPES, Profa. Dra. Kátia Viana Cavalcante, desejou de forma on-line, boas energias ao evento e que os alunos aproveitassem as temáticas preparadas pelo PPG no simpósio, ressaltando que os assuntos abordados deveriam não apenas ser ouvidos, mas também inspirar ações para a preservação do meio ambiente. A noite de abertura teve seu encerramento com um coquetel no Bliss hotel.