Mestrado Profissional em Ciências Ambientais comemora o Dia Mundial da Água

Univassouras, auditório Severino Sombra

O Dia Mundial da Água 2024 teve como tema central no Brasil: “A Água Nos Une, O Clima Nos Move”. Um dia celebrado com o objetivo de mobilizar a sociedade e a comunidade acadêmica para a discussão e tomada de medidas para adaptação ao clima e trazer uma análise sobre como os recursos hídricos são afetados pelas mudanças climáticas. O evento aconteceu no dia 5 de abril, no auditório da Univassouras.

A Univassouras professora Dra. Cristiane Siqueira, coordenadora do Mestrado Profissional em Ciências Ambientais (MPCA), abriu o encontro dando boas vindas e agradecendo a presença de todos os participantes. Além do professor Hamilton Moss que deu início à mesa de abertura, representando pró- reitor de Pesquisa e Pós-graduação prof. Dr. Carlos Eduardo Cardoso.

O Dia Mundial da Água (22/03) foi celebrado com a palestra ministrada pela Engenheira Ambiental e egressa da Univassouras, Vanessa Cambraia e pelo Gerente de Meio Ambiente da Light, Felipe da Cruz, sob o título: “A Gestão Sustentável da Água no Parque Gerador da Light”.

O evento contou com representantes de alguns municípios e que também são alunos e egressos do Programa de Mestrado em Ciências Ambientais da Univassouras. Entre eles: André Dantas Martins (Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Paty do Alferes), Nicole Aparecida Martins klimko Fraguas (Secretaria do Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vassouras), Zélia de Souza Pereira Raguzzoni (Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Mendes).

Durante o evento, os professores Dra. Paloma Martins, Dr. Adiel Ricci e Dr. Sandro Pereira falaram brevemente sobre as oportunidades que os alunos têm na Univassouras de forma a contribuir para o desenvolvimento das suas dissertações e de seus produtos técnicos e tecnológicos, como as Produções Técnicas da Editora da Univassouras e do Núcleo de Inovação Tecnológica.

A celebração marcou também o início do semestre letivo de 2024 com a apresentação dos novos alunos que apresentaram seus temas de dissertação.

Acima, a profa. Cristiane Siqueira e os palestrantes.