Graduação Digital + desenvolve projeto de educação ambiental e sustentabilidade para escolas de Vassouras

Vassouras, RJ

O projeto Vale Verde Educação é uma iniciativa do curso de Gestão Ambiental da Univassouras com adesão de outros cursos da Graduação Digital+, que tem o objetivo de levar para alunos da rede municipal de Vassouras conscientização sobre sustentabilidade. Uma equipe de professores visitou, no dia 26 de abril, a Creche Municipal Leon Gilson para dar início ao projeto, a princípio para inspeção das instalações para implementação de uma horta comunitária.

Participaram da visita os professores Maria Eduarda Castilho, Diego Oliveira e Letícia Gilson, além do aluno de Gestão Ambiental Wanderci Pereira, que foram recebidos pela diretora da escola Carolina Castilho. Além do curso de Gestão Ambiental, Gestão de Agronegócios, Mídias Digitais e Gestão Pública estarão juntos no projeto.

O projeto tem como principal objetivo promover a conscientização ambiental e práticas sustentáveis no município de Vassouras, região sul Fluminense, por meio da implantação de composteiras nas creches municipais. A ênfase é educar as crianças sobre sustentabilidade e cultivo de alimentos, ao mesmo tempo em que reduzem o desperdício, envolvendo diferentes áreas de conhecimento na promoção de práticas sustentáveis.

Ao envolver ativamente alunos, professores e a comunidade, visam criar um ambiente educacional engajado na gestão de resíduos orgânicos e na criação de hortas comunitárias ambientalmente adequadas. O composto orgânico gerado será utilizado como fertilizante, conectando de forma prática e educativa o ciclo natural dos resíduos ao cultivo de alimentos saudáveis, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e ambientalmente responsáveis.

O projeto “Vale Verde Educação” tem uma relevância significativa para o ensino, pois oferece oportunidades de aprendizado prático e engajamento comunitário para alunos da rede pública e alunos e professores da graduação digital.  Ao promover a conscientização ambiental e práticas sustentáveis, este projeto contribui para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados e para o desenvolvimento sustentável da região.