Engenharia Química e Mestrado em Ciências Ambientais promovem ação de conscientização e preservação ambiental

29/02/2024
Univassouras

A Univassouras é uma instituição que visa o comprometimento com a responsabilidade educacional, ambiental, social e cultural de impacto social e realiza frequentemente ações junto à comunidade. Uma das atividades aconteceu no final de 2023 com a intenção de despertar a consciência ambiental em jovens e crianças do Abrigo Institucional Hélia Leite dos Santos Gonçalves, de Vassouras-RJ.

Nesse contexto, a ação não só promoveu o cuidado com o meio ambiente, mas também auxiliou o desenvolvimento pessoal e social dos jovens e crianças, proporcionando momentos de aprendizado de forma participativa com a importância da preservação do meio ambiente e como podem contribuir para isso. A troca de experiências entre crianças, alunos universitários e professores sobre questões ambientais é extremamente benéfica para o aprendizado e conscientização de todos os envolvidos.

As crianças possuem uma visão mais ingênua e curiosa acerca do mundo, o que pode levar a questionamentos e descobertas surpreendentes para reflexões sobre as consequências de suas ações e a desenvolver habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas. Além disso, muitas vezes possuem ideias inovadoras e criativas para ajudar a resolver problemas ambientais e adotar práticas sustentáveis em nosso cotidiano, como a importância da conservação dos recursos naturais, o impacto das atividades humanas no ecossistema, a necessidade de adotar práticas sustentáveis, entre outros.

Dessa forma, quando professores, alunos universitários e crianças compartilham suas experiências e conhecimentos sobre questões ambientais, ocorre uma verdadeira troca de saberes, cenário ideal para se tornarem agentes de transformação em relação ao meio ambiente.