Dia Mundial da Limpeza tem sua segunda edição em Vassouras e promove educação ambiental para preservação dos recursos hídricos

18/09/2023
Vassouras-RJ

O Dia Mundial da Limpeza é a maior ação cívica do mundo e aconteceu no dia 16/09/2023 com inúmeras ações propostas com o objetivo de sensibilizar, mobilizar, convocar e engajar a sociedade para a realização de boas práticas sustentáveis. O evento, que visa educação ambiental na preservação dos recursos hídricos, teve sua segunda edição com a participação da Univassouras, em parceria com a Secretaria do Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vassouras.

A atividade teve a participação do Instituto Limpa Brasil, Guarda Florestal, Convale, comunidade, professores e alunos dos cursos do Mestrado em Ciências Ambientais, Engenharia Química (inclusive egressos), Nutrição e Tecnólogo em Gestão Ambiental da Univassouras e da Diretora de Saneamento do Comitê Guandu, Paola Oliveira.

Segundo a coordenadora da ação profa. Cristiane Siqueira, “Foram coletados 150 kg de resíduos nas margens do Rio das Mortes – microbacia afluente do Rio Paraíba do Sul. Há um ano fizemos esta mesma ação e continuamos a observar as margens cheias de resíduos. Infelizmente! E acrescentou “Descarte correto de resíduos é compromisso com o futuro…é responsabilidade ambiental”.

O projeto faz parte da dissertação de Mestrado do aluno Paulo Aurélio, que trouxe a ideia do dia Mundial da Limpeza para Vassouras. O trabalho tem orientação da Profa. Cristiane Siqueira e dentro do seu escopo apresenta a proposta de contribuir para o avanço da sociedade rumo ao desenvolvimento sustentável proposto pela Organização das Nações Unidas na Agenda 2030.