Desafio das Engenharias teve sua sétima edição na Univassouras

Univassouras

O evento é realizado pelos cursos de Engenharia da Univassouras e tem como proposta a participação de alunos na solução de problemas apresentados por empresas ou pessoas que possuem projetos e enfrentam alguma dificuldade. A 7ª edição aconteceu na noite de 27 de março, no auditório Severino Sombra, Campus Vassouras.

Desafio das Engenharias é uma oportunidade única para os discentes da universidade apresentarem soluções economicamente viáveis, eficientes e inovadoras para os projetos em que irão atuar. Além de aprenderem a desenvolver habilidades em projetos reais e adquirir experiência na resolução de problemas com o uso de ferramentas e conhecimentos das engenharias.

A abertura do evento foi feita pelo professor Bruno Lemos que falou da importância de um curso voltado para a prática e da fundamentação teórica, fundamentais na formação do engenheiro. Agradeceu aos participantes, tanto alunos quanto os que trouxeram os desafios a serem solucionados. Destacou ainda, que alguns alunos após participação no Desafio das Engenharias tiveram oportunidades de estágio e emprego.

O professor Enilson Braga convidou os participantes a apresentarem problemáticas em seus projetos, que teve início com duas alunas de Medicina que idealizaram um relógio auxiliador para idosos. A Metalúrgica Barra do Piraí trouxe o desplacamento manual de painéis e o desejo de otimização na execução do serviço. Produtores rurais da Fazenda Galo Vermelho buscam alternativa viável no projeto de irrigação de horta agroecológica e o engenheiro Jonas Pacheco, funcionário da Fusve/HUV, pede auxílio no método mais adequado na instalação de aparelhos de ar-condicionado no Laboratório de Práticas Médicas (anexo ao novo HUV).

Após os desafios propostos, os alunos formarão equipes que terão até o final do semestre para apresentarem soluções e, posteriormente, os projetos selecionados irão desenvolver o trabalho em parceria com o proponente.