Defesa de mestrado do projeto AMB+ Sustentável Universidade de Vassouras, do aluno Leonardo Feijó Silvestre Mattos

19/09/2023

A defesa do aluno Leonardo Feijó Silvestre Mattos do Mestrado Profissional em Ciências Ambientais sob o título Projeto AMB+ Sustentável: Implantação de sistema de coleta seletiva na Universidade de Vassouras, foi apresentada no dia 15/09/2023.

O trabalho teve como orientadora a Profa. Dra. Margareth Maria de Carvalho Queiroz e Coorientadora a Profa. Dra. Paloma Martins Mendonça.

Resumo: O projeto AMB+ Sustentável Universidade de Vassouras teve como objetivo implementar a coleta seletiva na Universidade de Vassouras, bem como os procedimentos operacionais implementados na instituição, estabelecendo um processo estruturado e organizado para a coleta e destinação de materiais recicláveis na UNIVASSOURAS, a partir da mudança do processo de coleta e descarte dos rejeitos em adequação com as normas estabelecidas pela resolução 275 CONAMA e na Lei Nº 12.305 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil.

Foram tratados temas relacionados à conscientização sobre a coleta seletiva, visando promover a implementação da sustentabilidade dentro da instituição. O trabalho resultou na criação de um Procedimento Operacional Padrão para a coleta seletiva de resíduos sólidos, em conformidade com as regulamentações atuais e estabelecido uma parceria com uma empresa especializada em gerenciamento de resíduos para a recepção dos materiais coletados.