Aula Inaugural do Mestrado Profissional em Ciências Ambientais – 2023.2

28/08/2023

A palestra que deu início às aulas da nova turma do Mestrado Profissional em Ciências Ambientais (MPCA) do segundo semestre de 2023, ocorreu no dia 25 de agosto, e teve como tema “Novo Marco Legal do Saneamento e a Responsabilidade Ambiental”, ministrada pelos convidados: Marcelo Kauffman (Chefe do Departamento de Recursos Hídricos) e Mayná Coutinho (Coordenadora de Meio Ambiente ESG) da Companhia Estadual de Águas e Esgotos – CEDAE. Durante a apresentação destacaram temas relevantes como o Licenciamento Aplicado e os Fundamentos de ESG com aplicações práticas para a área de segurança hídrica.

A abertura ocorreu com a presença do Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Prof Dr. Carlos Eduardo Cardoso; da coordenadora do curso de MPCA, Profa. Dra. Cristiane Siqueira; do vice coordenador do curso, Prof. Dr. Paulo Wilton Câmara, e do Prof. Hamilton Moss (Assessor de Relações Internacionais). Compareceram também o Prof. Adauri Ribeiro, representando o Núcleo de Inovação Tecnológica e o Prof. Luiz Caramez, representando a VassourasTec.

A coordenadora do MPCA, profa. Cristiane Siqueira, iniciou a fala dando boas-vindas aos alunos e demonstrando satisfação por terem escolhido a Univassouras para cursar um Programa de pós-graduação. Em seguida, o Pro-Reitor Prof. Carlos Eduardo especificou a diferença entre o Mestrado Profissional e o Mestrado Acadêmico, destacando a importância do desenvolvimento de bons produtos pelos alunos em suas dissertações e a melhoria contínua da qualidade do curso. O mesmo foi evidenciado pelo Prof. Paulo Wilton. Na sequência, ocorreu a apresentação dos professores presentes.

Os alunos Leonardo Feijó Silvestre Mattos, Maria Luiza de Souza Azevedo, André Dantas Martins, Renan Rodrigues Moreira da Silva e Vanessa Amaral Moraes, apresentaram os temas das suas dissertações e o andamento das mesmas, com o objetivo de incentivar os novos alunos.