Alunos da Univassouras realizam visita técnica à Cachaçaria Karam

28/08/2023
Univassouras

Acadêmicos dos cursos de Engenharia Química e do Mestrado Profissional em Ciências Ambientais da Univassouras fizeram visita técnica à Cachaçaria Karam, no dia 26 de agosto, acompanhados dos professores Cristiane Siqueira e Sandro Ribeiro.

Um dos objetivos da visita foi apresentar, na prática, o processo de destilação na produção de bebidas destiladas, um tipo de Operação Unitária muito aplicada dentro da Engenharia Química.

Na parte ambiental, os alunos puderem ver como é produzida uma bebida em um ambiente sustentável. A cana para produção da bebida é plantada na propriedade com adubação orgânica, sem aditivos ou defensivos químicos. A fábrica possui um sistema de reaproveitamento de água de chuva e toda a água utilizada para resfriamento e condensação da cachaça circula em circuito fechado e, por isso, não há desperdício, evidenciando a preocupação da empresa com os recursos hídricos.