Mestrado

Mestrado Acadêmico em Neurologia

Apresentação

Os projetos de Mestrado e Doutorado Interinstitucional têm como objetivo permitir a utilização da competência de programas de pós-graduação avaliados com nota igual ou superior a 5 e reconhecidos pelo CNE/MEC para, com base em formas bem estruturadas de parceria ou cooperação interinstitucional, viabilizar a formação de mestres e doutores fora dos centros consolidados de ensino e pesquisa. Além disto, estes projetos de cooperação visam:

  • a) implementar a solidariedade acadêmica nos centros já consolidados de ensino e pesquisa, explorando-se e qualificando-se o seu potencial de propagação de conhecimento científico no País;
  • b) viabilizar a criação e o fortalecimento de pesquisa científica em temas concernentes a necessidades regionais;
  • c) possibilitar a redução de desigualdades regionais quanto à produção científica;
  • d) contribuir para o despertar de novas vocações para pesquisa nas Instituições receptoras.

O Programa de Pós-graduação em Neurologia (PPGNEURO) do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), cursos de Mestrado e Doutorado, foi aprovado pela CAPES em 2003. O Curso de Mestrado foi iniciado em 2004, agregando nove docentes permanentes e em 2008 foi iniciado o Curso de Doutorado.

A área de concentração do Programa é a neurociências, compreendida como a reunião de conhecimentos clínicos e básicos sobre doenças do sistema nervoso.

A aprovação da CAPES deste Programa representa até hoje um marco histórico para a Escola de Medicina e Cirurgia/CCBS, porque permanece como o único programa autorizado por esta agência a oferecer Cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado numa área de avaliação de Medicina, no caso Medicina II. No Brasil só existem quatro outros programas de Neurologia (USP/SP, USP/Ribeirão, UNIFESP e UFF).

Nestes 15 anos de existência ocorreram grandes mudanças no corpo docente com ingresso de novos professores doutores oriundos da Neurologia, Medicina Interna, Neurocirurgia e Ciências Biológicas. Editais FINEP, FAPERJ e CNPq, foram conquistados o que permitiu a criação ou ampliação dos laboratórios de pesquisa na UNIRIO. O programa se consolidou ampliando a produção científica divulgada em revistas de alto impacto, equilibrando a relação discente/orientador e demonstrando grande capacidade de formação de Mestres e Doutores. Desde sua existência o Programa titulou 194 mestres e 57 doutores em neurologia.

No quadriênio atual (2017-2020) a meta do PPGNEURO é alcançar a nota cinco na avaliação da CAPES e todos os esforços estão sendo feitos pelos Docentes do Programa para ampliar a produção científica, expandir laboratórios de pesquisa na Universidade e manter com eficiência todas as atividades acadêmicas relacionadas a formação dos alunos.

Template is not defined.
Compartilhe
plugins premium WordPress