Graduação

Engenharia Química

O curso de Engenharia Química foi concebido com a proposta de formar profissionais capacitados para atuar em todos os setores da indústria, assim como, acompanhar os processos unitários e suas operações unitárias em todos os níveis. Ou seja, profissionais capazes de projetar, otimizar, acompanhar, controlar e pesquisar os mais diversos processos existentes nas indústrias químicas e correlatas.

É importante destacar que o Sul e Centro-Sul fluminense apresentam uma diversidade de indústrias baseadas nos setores da indústria química como siderurgia, metalurgia, hidroelétricas, fábricas de bebidas, corantes, cosméticos, automobilísticas, entre outras,

A Cervejaria Escola, além de servir ao curso com atividades práticas nas áreas de fermentações industriais, Processos Industriais e Operações Unitárias, atenderá a demanda de Cursos Livres, Pós-Graduação e Mestrado.

A planta é composta pelo moinho de rolos, uma brassagem e 2 tanques de fermentação de aço inox de 200 litros de capacidade cada um. A brassagem é composta por 3 tanques de aço inox que são apoiados em uma base também de aço inox e ligados por tubulações, bombas e um trocador de calor que permitem a fabricação de 70 litros de mosto por batelada com uma operação didática e simples para os alunos. A planta pode operar com uma produção máxima de 400 litros por mês e nela é possível fabricar qualquer estilo de cerveja, trazendo uma grande flexibilidade e oportunidades de aprendizagem.

Política Institucional de Bolsas de Estudos, Convênios e Descontos – FUSVE

A Fundação Educacional Severino Sombra, entidade mantenedora da Universidade, do Colégio Sul Fluminense de Aplicação (CAp) e do Hospital Universitário de Vassouras (HUV), é uma instituição sem fins lucrativos, de caráter filantrópico que disponibiliza bolsas de estudo parciais e integrais nos cursos de graduação, bem como descontos para conveniados, ex-alunos, funcionários, entre outros. As bolsas/descontos obtidos não são cumulativos entre si, prevalecendo sempre o mais benéfico ao aluno. Pela natureza inerente, os programas não tem caráter retroativo sobre as prestações mensais anteriores, iniciando sua vigência no mês subsequente à concessão do benefício ou quando devidamente especificado em edital próprio. A renovação dos benefícios ocorrerá semestralmente ou anualmente, com obediência à periodicidade de cada programa. Há que se esclarecer ainda que, o benefício de bolsa/desconto não constitui direito adquirido, podendo ser revisto, a qualquer tempo, pelo Comitê Gestor da FUSVE.

A Universidade para o Mundo do Trabalho.

Possui uma estrutura administrativa e pedagógica constituída por professores supervisores de estágio para cada área de conhecimento. Tais professores têm como função organizar e supervisionar o estágio dos cursos de graduação, de acordo com as diretrizes curriculares nacionais (DCN), com o projeto pedagógico do curso (PPC) e o regulamento interno (em concordância com o regimento interno e plano de desenvolvimento institucional – PDI.

Contatos

Horário de Funcionamento do Setor

Segunda a sexta-feira – 8h às 12:30 / 14h às 18h

Contato

Professor Supervisor de Estágio

Formulários

Atenção!

Para que os formulários sejam salvos com os devidos dados, se faz necessário a utilização de um software para a leitura e edição de arquivos do tipo PDF. Recomendamos a utilização do Foxit Reader.

Documentos necessários para realização do Estágio:

Profa. Cristiane de Souza Siqueira Pereira

Doutora em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e graduação em Química Industrial pela Universidade de Vassouras. É Professora Adjunta do curso de Engenharia Química e do Mestrado Profissional em Ciências Ambientais da Universidade de Vassouras. Tem experiência na área de bioprocessos, processos químicos, simulação de processos e outras. Mais de 10 anos de experiência em Docência do Ensino Superior.

Fale com o Coordenador

Nota 4.

Mensalidades: 

R$ 870,00*

* Valores para ingressante em 2024.1

Compartilhe
plugins premium WordPress