Graduação

Engenharia de Software

1) O curso de Bacharelado em Engenharia de Software da Universidade de Vassouras é o único curso nessa temática oferecido na cidade.

2) Possui laboratórios de informática com modernos computadores; sala Gamificada; softwares específicos para desenvolvimento e engenharia e dispositivos com recursos adequados às necessidades especiais.

3) Corpo docente do curso de Bacharelado em Engenharia de Software é formado por professores doutores, mestre e especialistas formados nas principais universidades do país, com ampla experiência docente e profissional.

4) O curso de Bacharelado em Engenharia de Software, juntamente com a Central de Carreiras, Oportunidades e Estágios, busca parceria com empresas da região e do estado do Rio de Janeiro, para a realização de convênios e cooperações visando a captação de vagas de emprego e estágio.

5) O curso de Bacharelado em Engenharia de Software desenvolve projetos de pesquisa e extensão desde o primeiro período, organiza diversos eventos como: seminários, cursos, visitas técnicas, participa de eventos, ciclo de palestras das Engenharias, desafio das Engenharias e Engenharia na Prática, que é um programa voltado a inserção dos alunos no mercado de trabalho, através da solução de problemas reais.

6) No curso de Bacharelado em Engenharia de Software da Universidade de Vassouras, o discente desde o início do curso é estimulado colocar “a mão na massa”, potencializando o seu aprendizado aliando a teoria e a prática.

Formar profissionais qualificados, éticos e aptos a atuar em diferentes atividades da área de Engenharia de Software.

Capacitar os discentes a aplicar seus conhecimentos de forma empreendedora e inovadora, contribuindo com o desenvolvimento humano, econômico e social.

Capacitar os discentes a atuar em todos os processos que envolvem a criação de software, desde o desenvolvimento até a manutenção.

Ensinar as melhores práticas de engenharia de software, promovendo o conhecimento e a prática em desenvolvimento de aplicativos móveis, jogos e ferramentas computacionais diversas, incluindo design, implementação, teste e implantação de software.

Propiciar experiências de aprendizado para que os discentes desenvolvam autonomia no que diz respeito a resolução de problemas, trabalho em equipe, tomada de decisões e capacidade de comunicação, fornecendo habilidades para gerenciar projetos de software, incluindo planejamento, monitoramento e controle de projetos.

Incentivar a criação de novos modelos de negócios baseados em software, promovendo a capacidade de inovação e o espírito empreendedor, capacitando os discentes a iniciar e gerenciar suas próprias empresas de tecnologia.

Evoluir o estado da arte e o estado da prática em Engenharia de Software fomentando a realização de pesquisas na área de engenharia de software, promovendo a inovação tecnológica e o incentivo a participação em projetos de extensão que integrem o conhecimento acadêmico com as necessidades da comunidade

O mercado de trabalho para um engenheiro de software é amplo e atualmente está aquecido com uma demanda muito grande em praticamente todas as áreas que utilizam algum tipo de tecnologia. Basicamente, hoje, tudo funciona com algum tipo de software, destacando-se neste cenário de crescimento e demanda por softwares: o desenvolvimento de aplicativos e softwares, a gestão de projetos de software, pesquisa, inovação e empreendedorismo e estudos de ciência de dados e visualização de dados, visando o entendimento para, com conhecimento, gerar benefícios para instituições e organizações.

André Ricardo de Carvalho Saraiva

Doutor em Ciência da Computação pela UFF

http://lattes.cnpq.br/5111801430434034

22 99213-8372

[email protected]

 

O professor André é doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em Sistemas de Computação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), especialista em Inteligência Artificial na prática pela Metropolitan Educação e especialista em Arquitetura e Projeto de Cloud Computing na Universidade Estácio de Sá (UNESA) e graduado em Tecnologia de Sistemas de Computação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e graduado em licenciatura em Matemática pela Universidade Norte Paraná (UNOPAR). Credenciado e Certificado Exin Information Security Foundation Based On ISO/IEC 27001 e participou do projeto de pesquisa e desenvolvimento de Infraestrutura Virtualizadas para Cidades Inteligentes da Universidade Federal Fluminense em parceria com a Dell-EMC.

Atua como educador desde 2019, sendo tutor a distância e tutor editor do curso de Tecnologia de Sistemas de Computação do consórcio UAB/CEDERJ através da Universidade Federal Fluminense e professor adjunto I do curso de Engenharia de Software e Engenharia Civil da Universidade de Vassouras nos Campus de Maricá e de Saquarema, sendo membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Engenharia de Software dos campus Maricá e Saquarema.

Sua experiência mais recente na educação é como coordenador acadêmico do curso de Engenharia de Software do Campus de Saquarema – RJ tendo sido nomeado Coordenador do Curso pela Portaria N° 124 de 08 de dezembro de 2022.

Prof. Dr. André Ricardo de Carvalho Saraiva: http://lattes.cnpq.br/5111801430434034
Prof. Dr. João Batista Lopes Coelho Júnior: https://lattes.cnpq.br/1361297280205590
Prof. Dr. Altemar Sales de Oliveira: http://lattes.cnpq.br/9331970387569370
Prof. Me. Douglas de Souza Rodrigues: http://lattes.cnpq.br/7869489494723161
Prof. Me. Carlos Filipe Cardoso Bandeira: http://lattes.cnpq.br/2668606521465575
Prof. Esp. Diego Ramos Inácio: http://lattes.cnpq.br/1768523177900088
Prof. Esp. Gioliano Barbosa Bertoni: http://lattes.cnpq.br/0263934328864778

Formulários

Atenção!

Para que os formulários sejam salvos com os devidos dados, se faz necessária a utilização de um software para a leitura e edição de arquivos do tipo PDF. Recomendamos a utilização do Foxit Reader.

Documentos necessários para realização do Estágio:

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