Pós-Graduação

Modalidade de Ensino: Presencial
Unidade(s):Campus Vassouras (RJ)
Dias e Horários: Sábados (8:00 às 17:00H), com intervalo entre 12:00 às 13:00H

O curso é destinado a profissionais com formação em Engenharia Civil, Arquitetura, Urbanismo, Design, e Projetistas, bem como profissionais de Turismo e Tecnólogos em Edificações e em Conservação e Restauro.

O curso visa complementar a formação acadêmica do público-alvo informado. O objetivo é atualizar e incorporar competências técnicas, proporcionando aprimoramento para atuação no mercado de trabalho, atendendo às demandas qualitativas na preservação e restauração de ambientes edificados com valor histórico e artístico.

Além disso, o curso objetiva:

• Ensinar os princípios do campo disciplinar de Projeto e Restauração do Patrimônio Edificado.
  • Habilitar tecnicamente os profissionais para atenderem às demandas do mercado de trabalho na área.
  • Contribuir para a economia da região Sul-fluminense, que possui um rico conjunto arquitetônico de valor histórico e artístico, com escassez de profissionais especializados em preservação e restauração.
  • Integrar ações de pesquisa acadêmica no processo de ensino.
  • Elevar o desenvolvimento socioeconômico nacional, oferecendo alternativas para que os estudantes possam atuar tanto no mercado nacional quanto internacional.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2932907021113037

O Prof. Rodrigo Soares Sgarbi é Graduado em Arquitetura e Urbanismo, com Pós-Graduação (MBA) em Gerenciamento de Projetos e Mestrado em Projeto e Patrimônio na UFRJ. Atuou como bolsista de iniciação científica no PROURB/UFRJ, participando de pesquisas sobre Planos Diretores municipais. Realizou estágio em arquitetura de interiores na Rosana Celano-Arquitetura e Interiores. Possui experiência em Gerência de Projetos, liderando obras de conservação e restauração em ambientes históricos, projetos residenciais, escolares, hospitalares e aeroportuários, entre outros. É colaborador em pesquisas acadêmicas e coautor de artigos científicos.

Disciplina  C/H  Presencial  Remota
Educação patrimonial e ética profissional; Acessibilidade em patrimônio histórico; Orçamento e gerenciamento de obras de restauro

48

Teoria da restauração e suas reflexões; Degradação e mapeamento dos danos; Ateliê 03: Projeto de restauração do

patrimônio edificado.

88

Ateliê 01: Estudo Urbano de sítios patrimoniais; Cadastramento métrico das edificações; Seminários.  88  88
Ateliê 02: Análise e diagnóstico de edificação histórica; Conservação preventiva.

72

Cartas patrimoniais: Recomendações e declarações;

16

Órgãos de preservação municipal, estadual e federal.  16  16
Patologias das construções.  16  16
Inovações, técnicas e tecnologias.  16  16
Carga horária total  360 h               328 h

É oportuno de esclarecer que todos os docentes selecionados possuem uma vasta experiência na área da docência, o que certamente contribuirá para fortalecer o curso de pós-graduação em Projeto e Restauração do Patrimônio Edificado. Além disso, eles desempenharão um papel fundamental como promotores do curso por meio das redes sociais, abordando uma temática ainda escassa entre as instituições de ensino superior no Brasil.

Além da importância da experiência acadêmica dos docentes, um dos diferenciais em relação aos poucos cursos de pós-graduação no Brasil na área de preservação e restauração de patrimônios edificados é a localização geográfica da Universidade de Vassouras. Situada em uma região repleta de monumentos históricos e diversas fazendas, proporciona inúmeras visitas técnicas programadas que enriquecem a articulação teórica e prática dos alunos.

Essas ações garantem aos discentes um conhecimento embasado em uma estrutura pedagógica sólida, que proporciona confiança em seu aprendizado ao se depararem com questões visualizadas “in loco”. Similarmente, podemos compreender a importância desse método de aprendizado exploratório, conforme descrito por LEWIS e WILLIAMS (1994):

“O aprendizado exploratório é um recurso didático tão antigo quanto o ‘aprender fazendo’, que atravessa a história da humanidade. Esse tipo de instrução envolve os alunos em uma experiência e, em seguida, os incentiva a refletir sobre essa experiência para desenvolver novas habilidades, atitudes ou formas de pensar.” (LEWIS e WILLIAMS, 1994, p.5).

Investimento:

15 x R$ 590,00