É oportuno de esclarecer que todos os docentes selecionados possuem uma vasta experiência na área da docência, o que certamente contribuirá para fortalecer o curso de pós-graduação em Projeto e Restauração do Patrimônio Edificado. Além disso, eles desempenharão um papel fundamental como promotores do curso por meio das redes sociais, abordando uma temática ainda escassa entre as instituições de ensino superior no Brasil.
Além da importância da experiência acadêmica dos docentes, um dos diferenciais em relação aos poucos cursos de pós-graduação no Brasil na área de preservação e restauração de patrimônios edificados é a localização geográfica da Universidade de Vassouras. Situada em uma região repleta de monumentos históricos e diversas fazendas, proporciona inúmeras visitas técnicas programadas que enriquecem a articulação teórica e prática dos alunos.
Essas ações garantem aos discentes um conhecimento embasado em uma estrutura pedagógica sólida, que proporciona confiança em seu aprendizado ao se depararem com questões visualizadas “in loco”. Similarmente, podemos compreender a importância desse método de aprendizado exploratório, conforme descrito por LEWIS e WILLIAMS (1994):
“O aprendizado exploratório é um recurso didático tão antigo quanto o ‘aprender fazendo’, que atravessa a história da humanidade. Esse tipo de instrução envolve os alunos em uma experiência e, em seguida, os incentiva a refletir sobre essa experiência para desenvolver novas habilidades, atitudes ou formas de pensar.” (LEWIS e WILLIAMS, 1994, p.5).