Pós-Graduação

Engenharia Ferroviária

Início das Aulas

Próxima turma em Fevereiro/2025
*Atingindo o nº mínimo de alunos

Destaque

DESCONTO DE 30% NA 1ª MENSALIDADE PARA TODOS

Lato Sensu: Especialização Remota
Modalidade de Ensino: Remota (online com aulas ao vivo)
Dias e Horários: Sexta das 18h às 23h; Sábado das 08h às 12h e 13h às 19h; Domingo das 08h às 13h 

Curso elaborado para atender a uma ampla gama de profissionais, incluindo graduados em Engenharia (Civil, Mecânica, Elétrica, Ambiental, Segurança do Trabalho e Produção, entre outros), Direito, Arquitetura, Administração, Economia, Geotecnia, Logística e outros cursos relacionados à Engenharia, com atuação no setor ferroviário. Projetado para profissionais que desempenham funções específicas no mercado ferroviário em diversos níveis hierárquicos, desde analistas, supervisores, coordenadores, especialistas até gerentes, diretores e superintendentes. O curso oferece uma abordagem abrangente que combina objetivos técnicos e de gestão, preparando os participantes para enfrentar os desafios dinâmicos do setor ferroviário com conhecimento especializado. 

Elaborar um projeto de Engenharia Ferroviária, com foco no transporte de carga e de passageiros, tendo em vista um grande crescimento de projetos de construção de ferrovias no país.  

Capacitar profissionais no setor ferroviário, permitindo a aplicação eficaz de inovações específicas para transporte de carga e passageiros. 

Elevar a capacitação e a qualidade da mão de obra ferroviária. 

Fornecer programas de treinamento para elevar o nível de conhecimento e habilidades dos profissionais ferroviários. 

Integrar a teoria à prática, proporcionando uma experiência abrangente. 

Desenvolver módulos de treinamento específicos para métricas cruciais do setor, incluindo logística de carga, manutenção ferroviária e execução de projetos. 

Auxiliar na formação de grupos especializados em Engenharia Ferroviária. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4462958346703250 

O Prof. Rafael Barros Pinto de Souza é Engenheiro Civil com mais de 19 anos de experiência, especializado em Engenharia Ferroviária e com MBA em Infraestrutura de Transporte e Rodovias. Destacou-se em projetos de construção e manutenção de ferrovias, com experiência em obras de infraestrutura e superestrutura ferroviária. Atuou como Engenheiro Fiscal de Obras na MRS e Engenheiro Sênior na CPTM, participou de grandes projetos ferroviários, incluindo a Ferrovia de Integração Centro Oeste. É responsável pela criação de cursos de Pós-Graduação, como MBA em Engenharia Portuária e MBA em Engenharia Rodoviária. Membro credenciado no INMETRO e RINA, também faz parte do INPF / DNIT. Atualmente é Consultor Técnico para a empresa austríaca GETZNER, colaborando em inovações tecnológicas em projetos ferroviários no Brasil, além de ministrar palestras em diversas cidades para empresas e instituições de ensino superior. 

Disciplina  C/H  Presencial  Remota 
Gestão da Infraestrutura de Transporte e Logística Ferroviária  20    20 
Gestão de Saúde, Segurança e Riscos na Ferrovia  20    20 
Gestão e Licenciamento Ambiental em Ferrovias  20    20 
Gestão Operacional de Pátios e Terminais  20    20 
Centro Controle Operacional (CCO), Sistema de Telecom e Sinalização Ferroviária  20    20 
Dinâmica Ferroviária e Interação Veículo Via (Contato Roda Trilho)  20    20 
Engenharia e Gestão da Manutenção de Trens Unidades Elétrica  20    20 
Infraestrutura Ferroviária – Construção e Conceitos  20    20 
Superestrutura Ferroviária – Construção e Conceitos  20    20 
Geometria de Via – Conceitos e aplicações  20    20 
Conceitos e Manutenção de Obras de Arte Especiais  20    20 
Projetos Ferroviários em BIM  20    20 
Mecânica dos Pavimentos em Ferrovias  20    20 
Conceitos e Aplicações para Túneis e Obras Subterrâneas  20    20 
Manutenção de Infra e Superestrutura de Ferrovias  20    20 
Inspeção Automatizada Via Permanente Ferroviária  20    20 
Conceitos, Aplicação e Manutenção – Locomotivas  20    20 
Conceitos, Aplicação e Manutenção – Vagões  20    20 
Formação de Trens e a Dinâmica do Transporte Ferroviário  20    20 
Acidente Ferroviário – Investigação e Conclusão  20    20 
Carga horária total  400 h          400 h 

Investimento: 

20 x R$ 590,00
 *
*Desconto de 50% para egresso a partir da 2º mensalidade
Compartilhe
plugins premium WordPress