Notícia

Neabi promove atividades pelo Dia da Consciência Negra

16/11/2023
Univassouras

O Núcleo de Estudos das Relações Étnicas Afro-Brasileiras e Indígenas (Neabi) desenvolveu atividades em alusão ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro) durante o mês de novembro. A programação contou com apresentações de convidados para falar acerca do tema.

O II Encontro de Direitos Humanos foi o primeiro evento promovido pelo Neabi, realizado no dia 06 de novembro, no Auditório Severino Sombra, e contou com as presenças de: Profa. Dra. Mariana Gino (UFRJ/UFJF), Yalorixá Marcia Marçal, Prof. Giovana Oliveira (Univassouras) e Prof. Lucas Oliverira Costa Silva (egresso da Univassouras), para reflexões sobre as relações étnico raciais, a importância e os desafios para promover uma educação antirracista.  O planejamento e a execução do evento tiveram a participação do DCE, do Coletivo Re-Existir, do Centro Acadêmico Cláudio Peixoto e da Liga Interdisciplinar Saúde da População Negra e Indígena Mariana Crioula.

Com apoio do Neabi e do Coletivo Baobab, o campus Maricá recebeu a Profa. Dra. Sandra Gurgel, no dia 09 de novembro, para proferir palestra sobre “A educação antirracista no contexto da formação profissional: fazeres e prática pedagógica em perspectivas afro-indígena”.

A aluna Luanda Assis Morgado, do curso de Direito – campus Maricá, participou como palestrante do 1º Encontro de Reflexões da Consciência Negra, realizado no dia 12 de novembro. Luanda, que é idealizadora do projeto MOVIDADE em Maricá e membro do NEABI. Ela ressaltou sobre a Educação Antirracista, destacando a importância da participação dos pais neste processo.

 

Compartilhe

plugins premium WordPress